O USO DA NEUROMETRIA PARA A REDUÇÃO DA ANSIEDADE EM CANDIDATOS A CARGO PÚBLICO

O USO DA NEUROMETRIA PARA A REDUÇÃO DA ANSIEDADE EM CANDIDATOS A CARGO PÚBLICO

Objetivo: A Neurometria é uma técnica de Neurofeedback multimodal, que atua no campo interdisciplinar da medicina, das ciências do comportamento, qualidade de vida e performance pessoal. A utilização de seus treinamentos durante um tratamento é capaz de gerar um processo de ressignificação interna, resultando na melhora da autopercepção e autorregulação. Este trabalho visa demonstrar a eficácia da utilização da Neurometria no tratamento do nível e do controle da ansiedade, bem como na melhora cognitiva do indivíduo.  

Materiais e métodos:  Na presente pesquisa, duas participantes, de 27 e 36 anos respectivamente e que eram candidatas a cargo público, foram submetidas ao tratamento com o uso de Neurometria. Para a avaliação da eficácia das intervenções, foram realizados testes neuropsicológicos e o exame funcional DLO antes e depois das sessões. A primeira participante foi submetida ao tratamento pelo período de três meses, enquanto que a segunda, pelo período de um mês apenas.

Resultados e conclusão:  Após as intervenções, foi possível observar uma melhora tanto cognitiva como no nível de ansiedade das participantes. Os escores dos testes cognitivos apresentaram aumento, enquanto que os níveis de ansiedade apresentaram redução em ambas as participantes.

Estudos futuros: Dadas as limitações no que concerne a amostra e duração da pesquisa, estudos futuros deverão explorar os efeitos do tratamento com neurometria a médio e longo prazo em uma amostra maior.

Palavras-chave: Neurometria, tratamento, ansiedade, concurso público, concurseiro.

 

Editado por

Noah Gabriel dos S. N. N. Ribeiro

Graduando em Psicologia - UnB

17/09/2018