HEMATOMA SUBDURAL CRÔNICO FRONTOPARIETOTEMPORAL DIREITO E ALTERAÇÕES COGNITIVAS: UM ESTUDO DE CASO

HEMATOMA SUBDURAL CRÔNICO FRONTOPARIETOTEMPORAL DIREITO E ALTERAÇÕES COGNITIVAS: UM ESTUDO DE CASO

Objetivo: Analisar o desempenho cognitivo e comportamental e verificar possívies correlações com hematoma subdural crônico em região fronto-parieto-temporal direita, pós cirurgia de trepanação para remoção do hematoma, numa pessoa adulta. 

Materiais e métodos: A avaliação neuropsicológica foi realizada num adulto, sexo masculino, 58 anos, submetido à cirurgia de trepanação para drenagem de hematoma subdural crônico em região fronto-parieto-temporal direita. Foram aplicados, ao longo de seis sessões, os seguintes instrumentos de rastreio e avaliação cognitiva, funcional, emocional e de personalidade: Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Teste de Inteligência Não Verbal (TIG-NV), Teste de Fluência Verbal fonológica e categórica (FAS - animais), Escala de Inteligência Weschler para Adultos (WAIS-III), Teste de Aprendizado Auditivo Verbal de Rey (RAVLT), Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), Teste de Aprendizado de Desenhos Visuais de Rey (RVDLT), Teste da Figura Complexa de Rey, Teste de Winsconsin de Classificação de Carta (versão Nelson), Escala de Personalidade de Comrey e Teste de NAB MAZES.

Resultados e conclusão: A partir dos resultados não pôde-se observar alterações cognitivas significativas, porém foram constatados sinais de déficits em algumas funções executivas (planejamento, previsão e habilidades organizacionais) e em tarefas que exigem capacidade de compreensão de enunciados verbais complexos, visuo-percepção, cálculo mental e raciocínio. Além de alterações comportamentais como impulsividade e irritabilidade. Tais déficits são correlacionados à extensão e ao tipo de lesão. 

Palavras-chave: Avaliação neuropsicológica, hematoma subdural crônico, lesão hemisférica direita, síndrome do hemisfério direito, alterações cognitivas.

 

Editado por

Matheus Araújo

Centro de Pesquisa em Neurociências

13/09/2018