ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGICA DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA.

ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGICA DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA.

Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização lato sensu em Neuropsicologia Clínica.

Caroline Fabrine Nunes Araújo.

carolinefabrine@gmail.com

Objetivo: Este trabalho objetivou analisar a avaliação neuropsicológica de uma criança com transtorno do espectro autista, partindo-se da origem do conceito de autismo e sua caracterização, para através da perspectiva da neurociência cognitiva avaliar suas funções cognitivas e emocionais.

Materiais e métodos: A avaliação neuropsicológica foi realizada no Instituto de Medicina e Psicologia Integradas, numa criança de cinco anos de idade, sexo masculino, aonde foram utilizadas as seguintes fontes de dados: anamnese, Escala de Desenvilvimento de Stanford-Binet, Teste de Atenção por Cancelamento (Montiel e Seabra), HTP (técnica projetiva de desenho), desenho livre, Escala de Pontuação para Pais e Professores SNAP-IV, Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - versão para professores e Escala de Avaliação de Traços Autistas (ATA).

Resultados e conclusão: As escalas de desenvolvimento cognitivo utilizadas indicaram que o paciente desenvolveu satisfatoriamente as habilidades cognitivas da sua faixa etária. Suas maiores dificuldades manifestaram-se na coordenação motora fina e na compreensão de conceitos abstratos e metáforas. Do ponto de vista emocional, apresentou traços de ansiedade, insegurança, baixa tolerância à frustração, autoestima e autoconfiança diminuídas e imaturidade emocional. Não foram indentificados déficits cognitivos e/ou neurais.

Estudos futuros: Acompanhamento psicológico, continuidade do tratamento fonoaudiológico e com terapeuta ocupacional e participação de atividades em grupo são propostas que possivelmente diversificarão e ampliarão as relações sociais, possibilitando que seus efeitos sejam ser reavalidos futuramente.

Palavras-chave: Autismo, criança, estudo de caso, avaliação neuropsicológica, funções cognitivas.

Editado por

Matheus Araújo

Centro de Pesquisa em Neurociências

12/09/2018

Caroline-Araujo-1-1-e1501074974558.jpg