ESTUDO DE CASO: ALTERAÇÕES COGNITIVAS DE PACIENTE COM LESÃO FRONTO PARIETO TEMPORAL

ESTUDO DE CASO: ALTERAÇÕES COGNITIVAS DE PACIENTE COM LESÃO FRONTO PARIETO TEMPORAL

Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização lato sensu em Neuropsicologia Clínica.

Cláudia Boselli Couto 

clbosellime@gmail.com

Objetivo: Neste trabalho objetivou-se investigar possíveis alterações cognitivas, emocionais e funcionais após cirurgia para retirada de tumor da região fronto parieto temporal direita de um indivíduo de 70 anos, cuja craniotomia lesionou um ramo da artéria cerebral média, causando uma isquemia cerebral. 

Materiais e métodos: Realizou-se uma avaliação neuropsicológica numa pessoa de 70 anos, sexo masculino, no Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação (IEPSE). Na avaliação foram utilizados a entrevista e os seguintes instrumentos de rastreio e avaliação cognitiva, funcional e emocional: Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Estimação Cognitiva, Labirintos, Teste de Fluência Verbal fonológica e categórica (FAS - animais), Teste de STROOP, Brief Visual Memory Test Revised (BVMT–R), Escala de Inteligência Weschler para Adultos (WAIS), Teste de Aprendizado Auditivo Verbal de Rey (RAVLT), Provérbios, Descrição da cena do "Roubo do biscoito", Cópias de desenhos e do relógio, Vermont Mesial Scale (VMS-III), 3 figuras e 3 palavras, TOKEN, Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) e Teste de NAB MAZES.

Resultados e conclusão: Neste estudo de caso verificou-se graves déficits funcionais e emocionais bem como cognitivos na linguagem, inteligência, funções executivas, memória, atenção e percepção, que modificaram o estilo de vida do sujeito.

Estudos futuros: Sugere-se que futuros estudos ampliem a busca nas questões ligadas a elaboração de baterias específicas para avaliar idosos com esse tipo de lesão e comprometimento.

Palavras-chave: Envelhecimento, funções cognitivas, avaliação neuropsicológica, testes psicológicos, alterações cognitivas.

Editado por

Matheus Araújo

Centro de Pesquisa em Neurociências

14/09/2018

claudia-boselli-1-e1501075041330.jpg